Novos habitantes em nosso safari!

Como vocês sabem, o Safari Portobello recebe eventualmente animais vindos de apreensões ilegais, resgates e até de zoológicos em manutenção ou criadores que não tem mais condições de cuidar dos bichinhos. E recentemente abrigamos novas espécies, que cuidadas por nosso veterinário e biólogo já estão muito bem adaptadas ao safari, podendo ser apreciadas por nossos hóspedes, entre eles íbis sagrado, seriema, lhama, alpaca, casuar e cisne negro!

Vamos falar um pouco sobre alguns deles?

Íbis sagrado:
O íbis é originário da Europa meridional, no norte da África, na América do sul e na Austrália. No antigo Egito era uma ave sagrada, criada nos templos e enterrada mumificada junto aos faraós, pois era considerado pelos egípcios como encarnação do deus Thoth. ⠀

Geralmente essas aves habitam as proximidades de pântanos e lagos, onde encontram sua dieta preferida: rãs, peixes, répteis e cobras, incluindo as venenosas. É uma ave calma e que gosta de viver em bandos.⠀

Seriema:
A seriema é um pássaro relativamente grande, com longas pernas e penas mais curtas, o que retrata bem seu modo de viver: ao invés de voar, prefere correr do perigo. Sua principal característica é uma bonita crista que sustenta no topo da cabeça. É muito comum na América do Sul, em pastagens que vão desde o Brasil até a Bolívia, Uruguai e Argentina.

Alimenta-se de insetos, pequenas cobras, lagartos, alguns roedores e até de outras aves. Também tem preferência por alguns grãos, como milho e feijão. Seu canto é muito conhecido no cerrado e pode ser escutado a quilômetros de distância. Por ter o hábito de cantar bastante antes de chuvas e tempestades, a seriema é considerada a meteorologista da fauna brasileira.

Cisne negro:
O cisne negro é uma ave típica da Austrália e você pode encontrá-la em todos os cantos do país. Na Europa foi introduzida acidentalmente e pode ser visto em lugares como Reino Unido, Polônia e até Islândia. O cisne não possui hábito migratório e por isso ficam a vida toda no lugar onde nasceram.

Sua alimentação baseia-se em plantas aquáticas e algumas vezes ração molhada misturada com folhas. O ninho é cuidado tanto pelo macho quanto pela fêmea e uma curiosidade super fofa é que seus filhotes possuem pelagem em um tom bem claro, entre o branco e o cinza, e só mais tarde adquirem a cor negra das plumas e o bico avermelhado!

Quando os filhotes já conseguem nadar, é muito comum ver famílias inteiras de cisnes passeando pelos lagos.

Gostaram dos nossos novos habitantes? Em breve falaremos mais sobre outros animais que chegaram ao nosso safari!
Aproveite sua estadia conosco para visitá-los!

Sobre o Hotel Portobello Resort & Safari: fundado em 1987 por Carlos Jardim Borges, filho do pioneiro no segmento de Resorts no Brasil, Carlos de Souza Gomes Borges e criador do Hotel do Frade em Angra dos Reis-RJ. A Pousada Porto Imperial , também faz parte do grupo, e está localizada no centro Histórico de Paraty.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *