Conheça a trajetória dos empreendimentos realizados por Carlos Borges na região de Angra dos Reis

No final da década de 1940, Carlos Borges conheceu a região de Angra dos Reis. Na Costa Verde, dedicou-se ao mergulho e à caça submarina. Por isso, os primeiros investimentos foram nos pesqueiros. Em 1958, adquiriu a primeira fazenda e, em seguida, já em 1961 a propriedade no Frade.

Em uma conversa com um amigo de infância, veio a ideia de construir um hotel no local. E como próprio Carlos Borges diz: “a primeira coisa mais importante para o sucesso de um hotel é a localização; a 2ª é a localização e a 3ª é a localização. E o Frade tem uma localização privilegiada, de frente para o mar, entre ilhas e as cachoeiras da Mata Atlântica”.

Conheça um pouco mais dos marcos dessa história de sucesso e pioneirismo.


1970

Carlos Borges busca o arquiteto Ephim Shluger para desenvolver o projeto conceitual do Hotel do Frade.


1971

O primeiro bloco de apartamentos fica pronto e é palco de um almoço de confraternização para 120 pessoas. Carlos Borges recebe, na ocasião, autoridades federais, estaduais e municipais.


1972:

Mais um bloco de apartamentos e a piscina ficam prontos e o Hotel do Frade é oficialmente inaugurado em maio.


1974

O Hotel do Frade tem seus cinco blocos de apartamentos prontos. São 96 apartamentos e quatro chalés. Uma quadra de tênis e duas piscinas já estão em pleno funcionamento.


1975

É construído o primeiro salão de convenções: o Gipoia


1978

A Marina Porto Frade é lançada, com um total de 68 lotes, de 600 a 1.000m² e largura média de 40 metros. Carlos Borges teve a iniciativa de abrir canais e dragar a praia para melhorar a qualidade do espaço.


1982

Os primeiros nove buracos do campo de golfe ficam prontos. Carlos Borges se relaciona com o
esporte desde a criação da Associação Brasileira de Golfe (ABG), fundada em 1958 no Rio de
Janeiro, em que foi o primeiro presidente.


1984

Carlos Borges leva o casal Edmond e Dominique para inaugurar o restaurante Chez Dominique no Frade.


1995

O restaurante Morro do Coco passa a oferecer um menu de frutos do mar.


Anos 2000

Mais opções gastronômicas são lançadas no Frade, com a pizzaria e a gastronomia japonesa.

Sobre o Hotel Portobello Resort & Safari: fundado em 1987 por Carlos Jardim Borges, filho do pioneiro no segmento de Resorts no Brasil, Carlos de Souza Gomes Borges e criador do Hotel do Frade em Angra dos Reis-RJ. A Pousada Porto Imperial , também faz parte do grupo, e está localizada no centro Histórico de Paraty.

Um comentário

  1. E um espetáculo os empreendimentos da família Borges! Uma visão extraordinária de empreendorismo para região. Que hoje faz a diferença para muitas famílias que dependem dos seus sustentos. Parabéns pela coragem e determinação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *