Seus óculos escuros têm a proteção adequada? Confira as dicas do especialista!

Sol, praia, piscina, esportes náuticos, lazer ao ar livre…Tudo isso você encontra no Portobello Resort & Safari! Mas, para curtir todas estas atividades incríveis você precisa, além de proteger a sua pele, proteger seus olhos também! Por mais que estejamos acostumados ao uso de óculos escuros, muitos de nós não nos damos conta de que a escolha correta deste acessório é fundamental para a saúde dos nossos olhos.

Essencial para proteger os olhos do sol, os óculos escuros adequados apresentam proteção de 99 a 100% dos raios UV-A e UV-B e contra os efeitos cumulativos das radiações. “Quanto mais os olhos se expõe aos raios solares, maiores os danos. Por isso, devemos usar óculos escuros o ano inteiro”, ressalta o oftalmologista da Clínica Canto, Dr. Marco Canto.

Entretanto, nem todos os óculos escuros vêm com a proteção adequada. Para saber se o produto tem qualidade, é necessário ficar atento ao selo que atesta a proteção UV. “Os óculos escuros de má qualidade não têm essa proteção, eles apenas provocam o escurecimento e uma consequente dilatação das pupilas. Ou seja: esse tipo de óculos deixam passar uma maior quantidade de raios UV e pioram a situação”, esclarece.

Os óculos de grau também podem ter proteção UV, mesmo sem lentes escuras. Já quem usa lentes de contato pode usar os mais diversos óculos escuros, sem a necessidade da lente graduada. “Para termos uma boa qualidade em óculos escuros, além do dos raios UV-A e UV-B, ele não pode distorcer as imagens ou alterar as cores. As lentes devem ser cinzas, verdes ou marrons e filtrar mais de 75% da luz visível”, observa Dr. Marco Canto.

Os tipos de lentes e suas cores trazem benefícios específicos. Confira as orientações gerais sobre as lentes:

Óculos com lentes cinzas – o cinza claro é para uso interno, pois filtra sem distorcer as cores. O cinza médio é recomendado para pacientes com enxaqueca, e o cinza escuro é usado para óculos de sol, sendo excelente para uso externo.

Óculos com lentes marrons – o marrom claro é também para uso interno, pois é uma cor mais quente e mais clara do que o cinza. O marrom escuro é para lentes de sol e oferece uma visão precisa, especialmente em condições com um pouco de neblina.

Óculos com lentes amarelas – aprimora a precisão visual em dias nublados ou com neblina, e oferece um ótimo contraste e visibilidade em condições de pouca luz. Indicado uso para dirigir à noite.

Óculos com lentes verdes – uma lente ideal para fins diversos. É a melhor lente para condições de luminosidade moderada.

Fonte: Suadieta

FreeGreatPicture.com-16813-blue-sky

Sobre o Hotel Portobello Resort & Safari: fundado em 1987 por Carlos Jardim Borges, filho do pioneiro no segmento de Resorts no Brasil, Carlos de Souza Gomes Borges e criador do Hotel do Frade em Angra dos Reis-RJ. A Pousada Porto Imperial , também faz parte do grupo, e está localizada no centro Histórico de Paraty.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *