Safári Portobello

O recanto paradisíaco de Mangaratiba onde fauna, flora e o homem convivem em harmonia.

O Safari do Portobello proporciona aos seus visitantes a oportunidade única de conhecer e interagir com cerca de 500 animais de origem brasileira, europeia e africana. Exemplares de rara beleza e espécies que estão em extinção fazem parte do espetáculo visual e natural, circulando livremente pela área de cerca de 300 mil metros quadrados.

Sob os cuidados de uma experiente equipe de cuidadores e veterinários, é possível perceber como os animais se adaptaram bem ao espaço e interagem perfeitamente com a flora local. Conhecer o safari é, então, uma experiência incrível para públicos de todas as idades, que vão se encantar com a exuberância das espécies e o colorido dos lagos, flores, jardins e montanhas da propriedade.

Diariamente, o hotel oferece aos seus hóspedes passeios em veículos 4×4 e assim é possível ver bem de pertinho que os animais se comportam em harmonia e liberdade, como se estivessem em seus habitats naturais.

Abaixo, apresentamos alguns dos destaques do Safari. Saiba mais sobre as espécies e suas características.

Alpaca

Nome científico: Vicugna pacos

Alpaca

Animal da família dos camelídeos, o Vicugna pacos, conhecido pelo nome comum dealpaca, é um mamífero estreitamente aparentado com a lhama e, um pouco mais distante, com o guanaco e a vicunha. De origem Sul-Americana, encontra-se principalmente em países andinos, como Peru e Bolívia.

A principal diferença entre a alpaca e a lhama é o tamanho das espécies. A alpaca é geralmente menor, com cerca de 90 cm de altura e pesa entre 55 a 65 quilos. Em comparação com a lhama, sua pelagem é mais longa e macia. O hábito de cuspir também é comum na alpaca, que o utiliza para mostrar agressividade. É um método de defesa, apesar de sua docilidade.

Os humanos costumam usara alpaca como animal de carga, já que consegue carregar uma quantidade considerável de peso, cerca de 50 quilos por até 30 quilômetros por dia. Além disso, o reaproveitamento da lã (fibra de alpaca) é uma atividade muito comum nos países andinos.

Um animal adulto tem entre 91 e 99 centímetros de altura. O peso varia entre 48 e 84 quilos. Como muitos mamíferos, possui gestação longa, durando de 11 a 12 meses. A alpaca é gregária e vive junto ao rebanho.

Capivara

Nome científico: Hydrochoerus hydrochaeris

Capivara

A capivara é uma espécie de mamífero roedor da família Caviidae e subfamília Hydrochoerinae. Embora alguns estudiosos considerem que ela deva ser classificada em uma família própria, está incluída no mesmo grupo de roedores em que se encontram as pacas, cutias, os preás e o porquinho-da-índia. Nativo da América do Sul, pode ser encontrado em diversos países, sempre em locais associados a rios, lagos e pântanos. A capivara pode viver tanto no nível do mar quanto na altitude de até 1,3 metros. Extremamente adaptável, consegue sobreviver em ambientes altamente alterados pelo ser humano.

É o maior roedor do mundo, pesando até 91 quilos e medindo até 1,2 m de comprimento e 60 cm de altura. A pelagem é densa, de cor avermelhada ou também marrom escuro. É possível distinguir os machos por conta da presença de uma glândula proeminente no focinho apesar do dimorfismo sexual não ser aparente.

A capivara alcança a maturidade sexual com cerca de um ano e cinco meses e a reprodução acontece, geralmente, na água, na região mais rasa. É um animal com alta taxa de fecundidade e de fertilidade, cuja gestação dura aproximadamente 120 dias. A capivara gera, em média, três filhotes, que já nascem com pelos e dentição permanente,pesando até 1,5 quilos.

É um animal que vive em grupos e esses apresentam, inclusive, organização social. A quantidade de indivíduos nos grupos varia de dois a 30 animais. Normalmente, há um macho dominante, várias fêmeas e indivíduos mais jovens.

Em cativeiro, uma capivara pode viver até 12 anos de idade.

Casuar

Nome científico:Casuarius sp.

Casuar

Nativo da Oceania, o Casuar é uma ave de grande porte, sendo mais leve, apenas, que o Avestruz. Existem três espécies de Casuar (Casuar do Sul, do Norte e Anão) e todas pertencem à família Casuariidae. A principal diferença entre esses três grupos é a cor da barbela, as dobras de gordura que ficam embaixo do pescoço.  A plumagem é abundante e acinzentada. A ave tem uma crista encarnada no alto da cabeça, que cresce devagar durante os primeiros anos de vida.

O Casuar do Sul costuma pesar cerca de 44 quilos e ter entre um metro e 1,7 metros. Já o Casuar-Anão pesa em torno de 18 quilos e mede de 99 a 140 centímetros. O Casuar do Norte tem 47 quilos.

A dieta é à base de frutos e sementes, por isso, o habitat preferencial são zonas de floresta tropical, onde as árvores disponibilizam os frutos ideais para a alimentação das espécies. Durante o dia, o Casuar esconde-se em arbustos cerrados e, em geral, sai à noite.

É uma ave normalmente pacata e tímida que, no entanto, pode ser extremamente agressiva e perigosa para o homem, quando precisa proteger o ninho ou as crias.

Um outro elemento curioso do Casuar é sua sacralidade. Para os povos nativos da Oceania, a ave representa, na mitologia, a figura maternal.

Cervicapra

Nome científico: Antilope cervicapra

Cervicapra

A cervicapra, também conhecida como antílope negro ou antílope indiano, é um mamífero muito tímido e cauteloso. Originário do Sudeste Asiático, é mais facilmente encontrado na Índia, leste do Paquistão, Nepal e Bangladesh. Há alguns exemplares também na Argentina e no Texas, Estados Unidos.

Como seus sentidos de olfato e a audição não são muito bem desenvolvidos, dependem quase que exclusivamente da visão para a deteção de possíveis perigos. E, para fugir dos perigos, o recurso utilizado é a grande agilidade. A cervicapra consegue atingir cerca de 80 km/h, realizando grandes salto no ar.

A espécie é um dos poucos antílopes em que se observa dimorfismo sexual, ou seja, a coloração da pelagem dos animais é diferente para machos e fêmas. Os machos são marrons escuro e têm a barriga branca, já as fêmeas são amareladas com a barriga branca. O tempo de gestação é de 167 dias e a expectativa de vida é de 15 a 18 anos em estado selvagem.Um animal adulto chega a pesar cerca de 36 quilos e possui 1,2 metros de comprimento.

Uma curiosidade é a sua importância para a mitologia hindi, já que representa um dos signos do zodíaco. As ilustrações sempre mostram o animal puxando a carruagem da lua, onde estão os deuses sentados.

Cisne-negro

Nome científico: Cygnus atratus

Cisne Negro

O Cisne-negro é uma ave aquática pertencente à família Anatidae, a mesma dos patos, gansos e demais cisnes. Originária da Austrália, pode ser também encontrada na Grã-Bretanha, Islândia, Polónia e Países Baixos. Ao contrário de muitas outras aves aquáticas, o cisne-negro não tem hábitos migratórios, ou seja, passa toda a sua vida no local onde nasceu.

A caraterística física de maior destaque da espécie é o grande porte e a plumagem, em sua maioria, negra com bicos vermelhos. Um anima adulto pode chegar aos nove quilos e ter até 1,4 metros.

O cisne negro é reprodutor monogâmico e nidifica de quatro a oito ovos, que são colocados em aterros, construídos pelos próprios animais, no meio de lagos poucos profundos. Os ninhos são reaproveitados anualmente, reparando-se e reconstruindo-se quando necessário. Macho e fêmea se dividem na tarefa de zelar pelo ninho e criar os filhos. Quando as crias já estão aptas para nadar, com a sua plumagem definitiva, é comum ver famílias inteiras em busca de alimento nos lagos.

Elande

Nome científico:Taurotragus oryx

Elande

Embora seja muito parecido com o gado doméstico o Elande é, na verdade, a maior espécie de antílope existente. Natural da savana arborizada e vive espalhado por toda a África central e meridional, indo até Senegal, Sudão, Quênia e Tanzânia. A dieta é herbívora, composta de ervas, arbustos, folhas de árvores, tubérculos e frutos suculentos. Geralmente, o Elande pasta em zonas abertas e usa os  chifres para alcançar os galhos mais altos. É um animal gregário, ou seja, vive em comunidade, com cerca de oito a 10 indivíduos. O grupo familiar é constituído por um macho, várias fêmeas e filhotes. Os nascimentos ocorrem principalmente na estação das chuvas, após 274 dias de gestação.

Por não ser um animal territorial, prefere usufruir de extensas áreas. Naturalmente tímido, atento e desconfiado, costuma fugir ao se sentirameaçado, o que faz com que a observação de seus hábitos, por parte dos humanos, seja uma uma tarefa difícil.

Os chifres são uma arma de defesa muito eficiente e dentre seus poucos inimigos estão os leões e o homem.

Um elande macho adulto pesa entre 400 e 940 quilos e o tamanho normal é de 1,6 metros. Já uma fêmea pesa de 300 quilos a 600 quilos, medindo de 1,2 metros a 1,5 metros.

Flamingo-chileno

Nome científico: Phoenicopterus chilensis

Flamingo Chileno

Conhecido pela cor rosada, o Flamingo-chileno é uma ave encontrada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, normalmente nas proximidades de lagos e lagoas salinos e alcalinos rasos. Isso porque é da água que o Flamingo retira sua alimentação, composta principalmente de vegetação e invertebrados aquáticos. Em cativeiro, busca-se criar uma dieta adaptada e que forneça todos os nutrientes necessários, já que a alimentação natural é de difícil obtenção. 

É uma ave gregária, que vive em numersos grupos migratórios, cuja capacidade de voo é de 500 quilômetros. Quando juntos, os indivíduos gritam alto enquanto movimentam cabeça e asas.

As fêmeas colocam apenas um ovo de cada vez, em ninho feito de lama ou sobre a água, que é chocado por cerca de 30 dias. O casal cuida do filhote que enquanto jovem apresenta a cor cinzenta e poderá voar após 75 dias de vida. Ave de grande porte, um exemplar adulto alcança de 96 a 107 centímetros de altura, com peso de dois a três quilos.

Íbis-sagrado

Nome científico:  Threskiornis aethiopicus

Íbis

O Íbis Sagrado é uma ave que tem como origem as regiões da Europa Meridional, norte da África, América do Sul e Austrália. Prefere viver em regiões próximas a pântanos e lagos, onde encontra sua dieta preferida: rãs, vermes, peixes, répteis, inclusive cobras venenosas. As pernas longas e os pés parcialmente palmados do pássaro permitem que ele se alimente em pântanos ou áreas alagadas onde a lama pode ser profunda.

Suas principais características são: bico curvado e preto; e plumas pretas na parte inferior das costas e pontas das asas. O Íbis Sagrado costuma ser bastante quieto mas pode grunhir ou resmungar enquanto voa para locais de reprodução. Comumente, o macho reúne paus e galhos para a fêmea construir o ninho, onde ela põe de dois a cinco ovos de cada vez. Os jovens eclodem em 21 dias e deixam o ninho depois de duas ou três semanas. Uma ave adulta pesa cerca de 1,5 quilos e mede entre 65 e 75 centímetros.

O nome “Sagrado” refere-se ao fato de que no Egito Antigo o animal era criado em templos e enterrado, mumificado, junto aos faraós. Thoth, o deus do tempo e do universo, era representado com a cabeça de um Íbis. Por que os egípcios cultuavam essa ave? Provavelmente, porque ela surgia na época da cheia anual do Nilo, quando era possível o melhor cultivo da agricultura e assim a sobrevivência na região.

Hoje em dia, o Íbis está em extinção por ser frequentemente caçado, graças a qualidade de sua carne e linda plumagem.

Seriema

Nome científico: Cariama cristata

Seriema

A seriema (Cariama cristata) é uma ave da família Cariamidaee seu nome é um derivado das palavras em Tupi “çaria” (= crista) mais “am” (= levantada). De origem latinoamericana, é encontrada na Amazônia e em pastagens, cerrados e campinas do Brasil. Na verdade, a seriema de pernas vermelhas é um dos maiores pássaros terrestres do Brasil. Quando adulto, o animal pode pesar entre 35 e 66 quilos, tendo 90 centímetros de comprimento.

É um pássaro de coloração marrom acastanhada, com longas pernas, pescoços e cauda. As asas, porém, são curtas, refletindo seu modo de vida. Ela forrageia a pé e corre do perigo em vez de voar.

A alimentação é à base de insetos, cobras, lagartos, rãs, aves jovens e roedores, com pequenas quantidades de alimento vegetal (incluindo milho e feijão). A seriema costuma-se também associar-se com pastagem de gado, provavelmente para pegar insetos que perturbam os animais.

Embora seja perfeitamente capaz de voar, prefere passar a maior parte do tempo em terra e caminha, geralmente, em pares ou em pequenos grupos. Durante a noite, busca abrigo nas copas das árvores, onde também constroi seus ninhos.

Não há dimorfismo sexual referente ao tamanho, uma vez que machos e fêmeas têm o mesmo porte e alturas médios, mas sim à cor. Os machos são mais acinzentados e as fêmeas mais amareladas.À cada ninhada, a fêmea põe dois ovos branco-rosados, manchados de castanho. O casal alterna-se para chocar, durante um período de 24 a 30 dias. O filhote nasce com uma penugem amarronzada, fina e longa na cabeça. Depois de duas semanas, abandona o ninho com os pais, levando cerca de quatro a cinco meses para adquirir a plumagem de adulto.

Sobre o Hotel Portobello Resort & Safari: fundado em 1987 por Carlos Jardim Borges, filho do pioneiro no segmento de Resorts no Brasil, Carlos de Souza Gomes Borges e criador do Hotel do Frade em Angra dos Reis-RJ. A Pousada Porto Imperial , também faz parte do grupo, e está localizada no centro Histórico de Paraty.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *