Curiosidade: você sabe o que é a semana da batata ou semana do saco cheio?

O nome “Semana da Batata” é usado nas escolas alemãs do Rio de Janeiro para se referir à semana que engloba os feriados de 12 de outubro, dia de Nsa. Sra. Aparecida, e 15 de outubro, dia do professor. Aos poucos, graças ao boca a boca, o nome foi sendo incorporado pelas outras instituições de ensino do estado.

Como os feriados são próximos, as escolas costumam emendar e proporcionar aos alunos esta “semaninha” de férias, sempre muito bem-vinda! A data já é quase oficial, o que faz com que muitos pais programem férias ou folgas para esta época, a fim de curtirem com os pequenos momentos de lazer.

Mas vamos à origem do nome. Na Alemanha, as primeiras férias após o início do ano letivo são as Férias de Outono, que ocorrem em outubro. São normalmente duas semanas que tiveram sua origem nas Férias da Batata, introduzidas na zona rural para que as crianças pudessem ajudar as famílias na colheita da batata.

No Brasil, esta semana também é conhecida como Semana do Saco cheio, uma vez que os alunos já estão quase no final do ano letivo e, portanto, já cansados do ritmo intenso de estudos.

O fato é que, tenha lá o nome que for, as crianças ficam ávidas por esta folga e loucas para curtir seu tempo livre intensamente. No Portobello a Semana da Batata ou Semana do Saco Cheio é sempre comemorada com atrações especiais para os pequenos, além de muitas opções de lazer para os papais. Uma combinação perfeita!

semanadabatata

Sobre o Hotel Portobello Resort & Safari: fundado em 1987 por Carlos Jardim Borges, filho do pioneiro no segmento de Resorts no Brasil, Carlos de Souza Gomes Borges e criador do Hotel do Frade em Angra dos Reis-RJ. A Pousada Porto Imperial , também faz parte do grupo, e está localizada no centro Histórico de Paraty.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *