Festival de Comida Mineira é atração no feriado de Corpus Christi!

É difícil encontrar quem não se delicie com a cozinha mineira. Culinária de tempero marcante, porém de ingredientes simples, dão água na boca à brasileiros e estrangeiros que provam um pouco do feijão tropeiro, do leitão à pururuca, do tutu de feijão, do frango com quiabo, da polenta e mais ainda dos doces, como o curau com canela, o doce de abóbora entre tantos outros.

Algumas características são marcantes e são resultado do encontro de diferentes povos que vem lá da época do ciclo do ouro. A constante busca por riquezas atraiu muitos estrangeiros, principalmente portugueses, os quais também deram início à mão-de-obra escrava nas terras recém-descobertas. Foi a mistura de escravos, índios e portugueses que deu início a uma cozinha rica e tradicional.

Com a exploração do ouro nas terras mineiras, a demanda por alimentos aumentou, os comerciantes aproveitaram a enorme procura para aumentar os preços, e assim as famílias mais pobres não conseguiam ter acesso a diversos alimentos. Como resultado, os mineiros tiveram que utilizar a imaginação para criar pratos com os alimentos disponíveis ali, no quintal de casa.

A culinária mineira tem, portanto, origem nas coisas simples, que podiam ser conseguidas mais facilmente, como a mandioca, feijão, milho, verduras, frango e porco. E apesar da simplicidade, a comida mineira é rica em cores e sabores, o que a torna extremamente deliciosa. Os tempos passaram, os costumes evoluíram e a culinária mineira, ao invés de perder suas características, ganhou status e destaque internacional.

Para tentar preservar ao máximo a tradição dos pratos mineiros, algumas receitas foram registradas como “patrimônio cultural” de Minas Gerais para evitar futuras descaracterizações, como é o caso da receita do pão de queijo e do queijo-minas.

E você, também é fã da cozinha de Minas Gerais? Então aproveite nosso Festival de Comida Mineira que acontecerá no feriado de Corpus Christi para saborear pratos típicos e tradicionais do estado, com destaque para o Leitão do Luiz Ney, eleito pelo Guia 4 Rodas o melhor leitão do país.

Faça sua reserva!

Sobre o Hotel Portobello Resort & Safari: fundado em 1987 por Carlos Jardim Borges, filho do pioneiro no segmento de Resorts no Brasil, Carlos de Souza Gomes Borges e criador do Hotel do Frade em Angra dos Reis-RJ. A Pousada Porto Imperial , também faz parte do grupo, e está localizada no centro Histórico de Paraty.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *