Saiba como preparar a famosa Paella Portobello

A Paella Portobello que servimos no final de semana do dia das mães, preparada pelo nosso chef Otávio Camacho, fez muito sucesso entre os hóspedes e também entre os nossos seguidores do facebook e instagram. E depois de vários e-mails e comentários pedindo a receita, resolvemos compartilhá-la com vocês. Anotem aí:

Paella de frutos do mar:

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:
– 1 pitada generosa de açafrão em rama (pistilo)
– 900ml de caldo de peixe, de preferência caseiro
– 400g de lula
– 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
– 200g de filé de tamboril, cortado em bocados
– 2 dentes de alho grandes, amassados
– 1 cebola grande, bem picada
– 1/2 colher (chá) de páprica ou a gosto
– 2 pimentões vermelhos grandes, sem sementes e picados
– 250g de arroz agulhinha
– 1 lata de tomates pelados picados, cerca de 225g
– 150g de ervilhas congeladas
– 12 mexilhões, lavados, escovados e sem as “barbas”
– 3 colheres (sopa) de salsa bem picada
– Sal e pimenta do reino

Modo de preparo:
Preparo:30mins › Cozimento: 30mins › Pronto em: 1hora

1. Ponha o açafrão numa panela grande e larga, sobre fogo moderado, e mexa constantemente até começar a liberar o aroma. Acrescente o caldo e deixe ferver. Retire a panela do fogo, tampe e reserve, deixando o açafrão em infusão.

2. Para preparar a lula, puxe a cabeça, os tentáculos e os órgãos de dentro do corpo. Descarte a cabeça e as pontas duras na base dos tentáculos. Puxe a placa achatada de dentro do corpo e descarte-a.
Com os dedos, esfregue a pele fina cinzenta dos corpos, segurando-os sob água corrente. Fatie o corpo em tiras
finas e pique os tentáculos. Reserve.

3. Numa frigideira, aqueça 1 colher de sopa do azeite. Acrescente os pedaços de tamboril e frite-os rapidamente de todos os lados até ficarem ligeiramente dourados. Retire o peixe da frigideira e reserve. Acrescente à frigideira 1 colher de sopa restante de azeite. Junte o alho, a cebola e a páprica e refogue em fogo moderado por 2 minutos, mexendo de vez em quando. Junte os pimentões vermelhos e continue a cozinhar por cerca de 3 minutos ou até os legumes ficarem macios, porém sem escurecer.

4. Junte o arroz, mexa de modo que todos os grãos fiquem bem cobertos com o azeite. Aqueça a infusão de açafrão até o ponto próximo à ebulição e acrescente metade desse líquido ao arroz. Mexa e, depois, deixe ferver. Baixe o fogo e
deixe cozinhar por 5 minutos ou até quase todo o líquido ter sido absorvido.

5. Acrescente a mistura de arroz ao caldo que ficou na panela grande. Delicadamente, junte os tomates com seu suco, as ervilhas e os pedaços de peixe. Arrume por cima os mexilhões. Cozinhe em fogo brando por cerca de 5 minutos. Adicione a lula e deixe cozinhar por mais 15 minutos ou até o arroz ficar macio e todo o líquido ter sido absorvido. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

6. Retire a panela do fogo, tampe e deixe repousar por 5 minutos. Descarte os mexilhões que não se abrirem. Salpique salsa por cima da paella e sirva.

• Usar o caldo preparado pela fervura da cabeça, da pele e das espinhas de qualquer peixe de carne branca não apenas acrescenta sabor ao prato, mas também alguns nutrientes. Quaisquer vitaminas e minerais que se dissolvam na água contribuem para o prato.
• Incluir mais de uma fonte de carboidratos complexos numa refeição é uma forma simples de aumentar a ingestão desses nutrientes. Servir pão com um prato de arroz não é comum, porém é algo que deveria ser recomendado.

Cada porção fornece:
✓✓✓ B1, B6, B12, C, niacina, cobre, selênio
✓✓ A, E, folato, ferro, potássio, zinco
✓ B2, cálcio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *