
Autor:Delfim Martins
O Portobello Resort & Safári trabalha com muita responsabilidade e transparência no manejo da fauna que vive em suas dependências. Cerca de 500 animais oriundos do Brasil e dos continentes europeu e africano vivem harmoniosamente em um espaço de 300 mil metros quadrados e divididos em duas áreas entre o Oceano Atlântico e a Mata Atlântica. A presença dos animais no hotel faz parte de um projeto de conservação a longo prazo, que inclui a chegada constante de novas espécies. Entre elas, as girafas.
No final de 2021, 18 chegaram às dependências do Portobello vindas da África do Sul, autorizado para o manejo sustentável e desenvolvimento comunitário com essas espécies. A instituição foi aprovada pelos órgãos competentes brasileiros e sul-africanos. Além disso, toda a logística de transporte dos animais foi acompanhada por uma equipe técnica especializada.
Lamentavelmente, durante as operações de manejo, um grupo de girafas escapou da área reservada para a sua adaptação. Após a captura, três faleceram. Por ser uma espécie sensível, determinadas situações podem levar ao desequilíbrio orgânico do animal. O Portobello Resort & Safári assegura, contudo, que trabalha com todo o rigor e cuidado exigidos, seguindo os protocolos de segurança necessários. Cabe ressaltar que, antes da chegada das girafas, o espaço passou por uma vistoria, feita pelo órgão competente, que constatou que o local estava em boas condições.
O Portobello lamenta o ocorrido e reitera o compromisso com o cuidado e a preservação dos animais. O safári – o único no Brasil dentro de um resort – é classificado pelo Ibama como categoria A, ou seja, os animais vivem em liberdade, seguros e cuidados por uma equipe treinada e orientados por um veterinário e um biólogo. Os animais são provenientes de apreensões ilegais e resgates, e muitos chegam até o hotel depois de sofrerem acidentes, maus-tratos ou serem abandonados.
Na primeira área, o visitante pode conferir de perto aves tipicamente brasileiras como tucanos, araras, papagaios, emas, jabutis, antas, jacarés, gansos, além de macacos pregos, bugios e aranhas, que podem ser fotografados sem a presença de grades. Na segunda, a “Savana Brasileira”, é possível o contato físico com cervos, antílopes, lhamas, zebras, camelo e dromedários.
O safári conta, ainda, com a participação especial de diversos animais da Mata Atlântica como tucanos do bico preto, gaviões, lontras, patos selvagens, micos e corujas.
Todos os animais silvestres possuem cadastro e são reconhecidos pelo Ibama.
Portobello Resort & Safari:
https://portobelloresort.com.br
Km 434, Rodovia Rio-Santos, Mangaratiba – RJ
Tels: 4020-8005 / (21) 2789-8000 / (21) 2175 1000
[email protected]