Miss Brasil 2018: tradição e beleza no Portobello!

O Portobello sedia este ano o confinamento e as preparações para o Miss Brasil Be Emotion 2018, que acontecerá dia 26 de maio e será transmitido ao vivo pela Band. Você sabia que o concurso é um dos mais antigos e tradicionais do país?

A competição existe desde o ano de 1900 e naquela ocasião, uma parisiense naturalizada brasileira venceu o concurso, onde costumeiramente, eram moças escolhidas entre a sociedade brasileira tradicional da época. Violeta Lima e Castro começava então, uma história que acabou sendo o sonho de muitas meninas até os dias de hoje.

Naquela época, os concursos não eram anuais e aconteciam esporadicamente. O concurso com a forma que conhecemos hoje, feito anualmente, só começou a ser realizado a partir de 1954, no Palácio Quitandinha, em Petrópolis (RJ). A partir daí as eleitas tiveram a tarefa de representar o Brasil com beleza e elegância no concurso Miss Universo, criado nos Estados Unidos. Já no ano seguinte, o concurso passou a ter ampla cobertura da imprensa e se tornou o segundo evento mais assistido no país, atrás apenas do jogos da Seleção Brasileira de Futebol. Era a época dos Anos Dourados do evento, onde o país conquistou por duas vezes o título de Miss Universo.

Até a década de 70, o Brasil dominava os concursos com duas coroas até então e era presença constante entre as finalistas. Mas a partir de 1980 o país viu a Venezuela crescer e arrematar 6 vezes o posto de mulher mais bonita do mundo. Juntando o desânimo de ver sempre outro país latino levar a melhor e a antipatia dos líderes governamentais pelo concurso, o evento acabou perdendo audiência.

Somente em meados dos anos 2000, com a compra dos direitos de transmissão pela Rede TV! e Bandeirantes que o evento voltou à mídia. E o interesse do público voltou com tudo em 2007, quando a mineira Nathália Guimarães ficou em segundo lugar na disputa pela coroa de Miss Universo. Em 2011, o Brasil sediou a disputa internacional e o evento caiu de vez nas graças da audiência, sendo não só transmitido, mas também sendo acompanhado passo-a-passo pelas redes sociais.

Hoje o grupo Polishop detém os direitos de organização do evento e o transmite junto com a Band! As 27 candidatas, além de lindas e inteligentes, precisam passar por rigorosos desafios e testes diários no confinamento que dura 10 dias, entre eles, prova de oratória, discurso, desfile, provas de roupas, coreografias entre outros. Além disso, as candidatas a misses precisam preencher certos requisitos como:

– Ser do sexo feminino;
– Ser cidadã brasileira por um período de pelo menos 12 (doze) meses que antecedem a realização do concurso;
– Residir no Brasil;
– Ter no mínimo 18 (dezoito) anos e no máximo 28 (vinte e oito) anos até o dia 31 de dezembro correspondente ao ano do concurso;
– Não ser emancipada;
– Nunca ter sido casada, nem ter tido casamento anulado;
– Nunca ter sido mãe, não estar grávida;
– Nunca ter sido fotografada ou filmada totalmente despida, expondo os seios e partes íntimas;
– Nunca ter sido fotografada ou filmada em cena de sexo explícito;
– Ter estatura minima de 1,68 cm.

Mas afinal, qual o papel de uma Miss? A Miss Brasil (e Universo) precisa ser uma mulher inteligente, culta e de boas maneiras. Por isso, além de desfilarem ao vivo em traje de banho e de gala, as finalistas respondem perguntas para provar seu intelecto. Quando eleitas em suas cidades e países, elas passam todo o seu reinado representando aquele local e fazendo trabalhos sociais. Muito mais do que uma referência de beleza, a Miss desempenha um papel fundamental na sociedade, buscando cada vez mais os direitos iguais e o respeito pelas suas opiniões. É preciso saber usar suas qualidades para transformar, engajar e fazer a diferença, porque a coroa representa responsabilidade e o compromisso em inspirar as pessoas a se tornarem seres humanos melhores para o mundo.

Acompanhe os bastidores do concurso e o confinamento das 27 misses nas redes sociais do Portobello e não deixe de ver o Miss Brasil Be Emotion ao vivo na Band dia 26 de maio.

Sobre o Hotel Portobello Resort & Safari: fundado em 1987 por Carlos Jardim Borges, filho do pioneiro no segmento de Resorts no Brasil, Carlos de Souza Gomes Borges e criador do Hotel do Frade em Angra dos Reis-RJ. A Pousada Porto Imperial , também faz parte do grupo, e está localizada no centro Histórico de Paraty.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *