Boa alimentação é fundamental para aproveitar os dias de folia!

Quem gosta de pular carnaval sabe que é preciso manter uma alimentação saudável se quiser encarar os dias de folia sem problemas e com a saúde em dia. Não importa o local onde você vai curtir a festa, é preciso traçar um plano nutricional se não quiser sofrer com desmaios, desidratações ou infecções intestinais.

De acordo com a nutricionista funcional, Sandra da Silva, para manter o pique, a alimentação precisa ser diferenciada. Para manter a resistência sem ficar com o estômago pesado, o ideal é ingerir alimentos frescos a cada três horas. “Comer frutas, legumes e verduras é fundamental e o mais indicado. Fora de casa, é melhor evitar os produtos de origem animal, como carnes mal assadas e embutidos. Alimentos à base de leite, como requeijão e purês, também devem ser evitados.”, aconselha a nutricionista.

Também é preciso estar atento na qualidade dos alimentos comercializados. Intoxicações alimentares podem ser evitadas quando observadas as condições de higiene e refrigeração desses alimentos. As altas temperaturas, típicas dessa época do ano, além de comprometer a conservação adequada dos alimentos, também exige dos foliões cuidados redobrados com a hidratação.

“A recomendação é que seja ingerido de dois a três litros de água por dia, de preferência, água, água de coco, sucos de frutas e isotônicos. As bebidas alcoólicas devem ser intercaladas com um copo de suco ou água e não podem ser ingeridas junto com energéticos, já que estes têm indicação de potencializar efeitos colaterais como aceleração dos batimentos cardíacos, sudorese e mal estar”, adverte a nutricionista.

A ingestão de uma maior quantidade de carboidratos fornece bastante energia para o folião pular e curtir a festa, mas, devem ser de origem integral. Alimentos gordurosos, por exemplo, devem ficar de fora do cardápio. “Eles deixam a digestão mais lenta e causam a sensação de ‘estufamento’ e moleza, prejudicando a mobilidade do corpo. Se não conseguir evitar, opte por comer carnes magras.”, explica Sandra.

Para os foliões fanáticos, nada de dietas inadequadas. “Algumas pessoas, no desejo obcecado pelo corpo perfeito, optam por cardápios restritivos, ingerindo apenas frutas ou só proteínas, sem considerar o valor nutricional dos alimentos, o que pode causar desequilíbrio do organismo ou problemas ainda mais sérios como sobrecarga renal”, conclui.

Sobre o Hotel Portobello Resort & Safari: fundado em 1987 por Carlos Jardim Borges, filho do pioneiro no segmento de Resorts no Brasil, Carlos de Souza Gomes Borges e criador do Hotel do Frade em Angra dos Reis-RJ. A Pousada Porto Imperial , também faz parte do grupo, e está localizada no centro Histórico de Paraty.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *